sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Lei de Proteção ao Professor

Recebi no meu e-mail ontem, um texto contendo um anexo com a lei PSN 191-2009 que protege o Professor.
Acredito que todo Educador deve ter ficado sem palavras ao ler assim como eu fiquei.
Infelizmente na semana passada,um aluno de nove anos me enfrentou dentro da sala, que ao brigar com um colega no intervalo por causa de um celular, que é proibido por lei o uso por alunos dentro da escola, mesmo assim alguns são autorizados pelos pais para levar o aparelho para escola.
Fui perguntar o que estava acontecendo, e pedi que o aluno colocasse o celular em minha mesa, o mesmo, bem alterado, me chingou com palavras de baixo calão, pegou a mochila e disse que iria sair da sala sem me dar satisfações. Avisei os agentes escolares e enquanto isso o aluno ameaçou a sala inteira, dizendo que tinha ligado para a mãe e o irmão, e eles trariam reforço para espancar todo mundo na escola.
Em menos de meia hora, o padrasto estava na direção da escola, exigindo uma explicação, pois a mãe ja tinha comunicado sobre o ocorrido antes da escola entrar em contato. Quando o diretor leu a ocorrência que eu havia feito, o aluno começou a chorar com medo da reação do padrasto, ele sem reação se desculpou e pediu para conversar em particular comigo.
Quando ficamos a sós, ele me pediu para entender a crise do aluno, ele teve essa reação porque está enfrentando problemas em casa por causa da separação da mãe com esse padrasto. Eu me propus a ajudar, mas deixei bem claro que a mim cabe a função de EDUCAR, e aos pais a obrigação.
Se todos valorizassem a importância do Educador e da escola, não chegaríamos a ponto de vigorar uma lei, por causa de uma inversão de valores,e teríamos a valorização do trabalho na escola.
Amo minha profissão, e infelizmente hoje a maioria dos professores estão exercendo a função pelo mesmo motivo que eu, porque estamos desamparados, frágeis e expostos a situações que a cada dia temos que encarar de forma diferente; levamos dentro de nós vários personagens e dependendo do dia e da situação somos obrigados a incorporar para conseguir terminar o dia vivo com a graça de Deus; um dia somos psicólogos, outros médicos, outro tio, pai, mãe e etc...
Além da proteção por lei, temos que receber das autoridades a nossa valorização para que finalmente a sociedade possa nos respeitar.
Abraços,
Sara Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário